Issac Muga e sua esposa, Aurora Cano, compraram em 1932, duas casas tradicionais fabricantes de vinho e criaram vinhos personalizados de renome internacional, crescendo tão rapidamente como a procura.
O estilo artesanal Muga de produção de vinho, especialmente envolvendo os processos de envelhecimento, mostram a grande atenção que este enólogo expressa aos detalhes. Muga tem ainda a sua própria tanoaria, comprando carvalho francês e americano, onde elaboram os seus próprios barris de vinho.
Reivindica também um processo de engarrafamento de longo prazo, ao que chama de Prado Enea. É feito principalmente com a uva Tempranillo e cerca de 20% de Garnacha, Graciano ou Mazuelo.
Blanco
Cor amarela palha com tons dourados, muito brilhante e claro. No nariz ficamos surpresos com a combinação de erva-doce-mel com notas de maçã, abacaxi e frutas cítricas verdes.
Um agradável ataque saboroso, onde impera um triângulo perfeito de borras-minerais-acidez, dando-lhe uma adorável sensação de plenitude, frescura e complexidade.
O abacaxi e frutas cítricas vem à tona muito suavemente e é possível detetar carvalho muito fino de grande qualidade.
14
10-12°C
Viura e Malvasia
Pratos de peixe, carnes leves e queijos gourmet
Rosado
É de uma cor salmão pálida muito leve com reflexos alaranjados e um brilho luminoso. No nariz, o vinho mostra-se mais maduro do que se poderia esperar. Os frutos ácidos são menos cítricos em carácter, aromas de pêssego e abacaxi maduros surgem mais fortes.
Completo, com a sensação de boca macia graças ao tempo gasto em borras finas e onde a acidez típica deste vinho é perfeitamente equilibrada para dar um sabor suave geral.
As fases aftertaste e retro nasal são dominadas por pêssegos aveludados, ainda frescos, deixando uma adorável sensação final.
14
10-12°C
Garnacha, Viura e Tempranillo.
Pratos de cabrito, carnes leves, peixes e vegetais
Reserva
Manto médio-alto vermelho brilhante, muito puro quase monocromático. Pode-se encontrar cereja, compota de frutas vermelhas, um toque de alcaçuz e sementes de anis, e também nuances de erva-doce e flor branca.
O espectro rico de aromas é tão grande que quase nado deixa espaço para as notas de especiarias a carvalho emergirem. Suave sensação na boca com um predomínio doce e taninos bem arredondados.
A presença de acidez natural torna-se turva e em nada se intromete. O sabor é longo e sedoso, com uma curiosa mistura de sensações doces e minerais.
13,5
14-16°C
Tempranillo, Garnacha, Mazuelo e Graciano
Pratos de carnes, como cabrito
Prado Enea Gran Reserva
Intensa cor rubi, cereja e ligeira cor tijolo na borda. Expressivo, carácter de idade bem definido e com lembretes de fruta. Uma base de muitas frutas vermelhas maduras envolta num bouquet bastante clássico que gradualmente abre nuances mais subtis assim que o vinho é decantado.
Primeiro boas notas de madeira, de seguida lotes de aromas picantes e lembretes de folhas de tabaco e chá. Equilibrado no palato, com corpo e vivacidade, os taninos são bem domados proporcionando sensações de força nobre.
Sensação consistente de boca cheia e animada, acidez bem integrada e de madeira, cheio de sabor e aromas sugestivos com belas indicações de frutas maduras mais aparentes. Final suave e persistente.
14
14-16°C
Tempranillo, Garnacha, Mazuelo e Graciano
Pratos de carnes, como cabrito ou leitão
Aro
Vinho muito profundo, de cor cereja preta, quase roxo opaco. Jovem com pouco sinal de evolução, onde há sensações de concentração e profundidade, com muitas nuances mal definidas que se desenvolverão nos próximos anos na garrafa.
As sensações de fruta predominam, com lembretes de bagas vermelhas e frutos silvestres pequenos, muito maduros e notas florais e minerais; Sugestões picantes do processo de envelhecimento, mas com madeira muito discreta e tinta subjacente.
Suave e cheio de sabor, com lembretes amplos e complexos de aromas de frutas, minerais, especiarias e tinta na boca. Final longo, cheio e de um elegante sabor.
14,5
14-16°C
Tempranillo e Graciano
Pratos de carnes, como cabrito.
Torre Muga
Surpreende com o seu carácter fácil de beber e “boas maneiras”. No nariz é atraente, com mais frutos frescos do que estamos acostumados a encontrar neste tipo de vinho. Equilíbrio preciso entre framboesas e carvalho picante que ainda não está totalmente integrado.
Por um lado, a fruta é complexa, difícil de definir, e por outro temos claramente especiarias definidas: pimenta preta, cravo, baunilha e um pouco de carvão. O picante domina, um pouco mais seco, mas mais elegante e muito rico em nuances. A fruta só retorna passados alguns segundos no aftertaste onde encontramos as framboesas, pêssegos e ameixas maduras. É um pouco mais avermelhado do que o roxo na borda, sugerindo excelente acidez.
13
14-16°C
Tempranillo, Mazuelo e Graciano
Pratos de carnes, como cabrito.